O QUE ESPERAR DA PSICOTERAPIA?
A psicoterapia trata-se de um processo profundo que propõe acessar aspectos da história da vida pessoal que não estão facilmente compreendidos devido às dores que lhe causam. Durante o percurso é comum experienciar emoções intensas e acessar recordações que pareciam esquecidas. Trabalhar
as autodefesas é parte essencial da psicoterapia, pois permite que
gradualmente consiga enfrentar e compreender os seus impedimentos, possibilitando mudanças na forma de lidar com suas relações, em fazer escolhas e alcançar realizações positivas. A psicoterapia pode ser um processo mais longo e intenso, com resultados sutis e progressivos, exigindo paciência e comprometimento, uma vez que envolve reestruturar padrões profundamente enraizados. É um caminho de descoberta e amadurecimento que poderá gerar intenso impacto positivo ao possibilitar o entendimento da sua história interna.
QUANDO E PORQUÊ DEVO FALAR COM O PSICÓLOGO?
Ao longo da vida, experimenta-se momentos de alegria, realização e felicidade, mas também, desafios e sofrimentos. Estas alternâncias são experienciadas desde a primeira infância fundando marcas que continuam influindo na vida adulta. Com o tempo nota-se enfrentar, por diversas vezes, situações desagradáveis das quais não consegue escapar ainda que tente. Observa estar preso a padrões de comportamento que geram sofrimento. Ao final, se sente solitário e confuso no próprio pensamento e com as angústias que resultam disso. Uma dor emocional se intensifica porque o desejo de realizar, crescer e se conectar continua presente, mesmo diante do desânimo. Quando este mal estar começa afetar o seu cotidiano e as relações, buscar o psicólogo se torna essencial. A psicoterapia oferece um espaço de acolhimento e autoconhecimento, ajudando a compreender essas experiências e promovendo mais clareza, equilíbrio e bem estar para a sua jornada pessoal.
QUAL É O PAPEL DO PSICÓLOGO? VOU LÁ OUVIR CONSELHOS?
Ainda é comum pensar que psicólogo é conselheiro, alguém que dirá exatamente o que fazer diante de um problema, no entanto, essa não é a função da psicoterapia. O psicólogo não emite opiniões nem toma decisões pelo paciente. Seu papel é oferecer suporte, criar um ambiente seguro e auxiliar no processo de autoconhecimento e reflexão. Por meio de técnicas e estratégias psicológicas, o profissional incentiva no paciente uma análise e compreensão das situações conflitantes e das emoções envolvidas, ajudando-o a estabelecer conexões e compreender melhor tanto as dinâmicas do problema quanto aos aspectos internos, emocionais e psicológicos que influenciam sua vivência diante das adversidades.
A terapia é um espaço dedicado a você, sem julgamentos. É um ambiente seguro e acolhedor, onde suas emoções e vivências são respeitadas. O psicólogo não dá conselhos, mas auxilia você a encontrar suas próprias respostas a construir um caminho mais consciente, equilibrado e saudável.
POSSO CONFIAR QUE MINHAS HISTÓRIAS E PROBLEMAS NÃO SERÃO REVELADOS?
O psicólogo deve seguir ao Código de Ética para a sua conduta e garantir o sigilo da identidade da pessoa que lhe consulta.
O PSICÓLOGO CURA? O QUE SE CURA COM A PSICOTERAPIA?
O conceito de cura aqui está relacionado à conquista responsável de autonomia e liberdade através do autoconhecimento. Quando sabemos mais sobre nossas limitações, capacidades, potenciais e interesses, ganhamos poder de decisão, tolerância e adaptabilidade na vida e com as relações. O psicólogo não transforma alguém em outra pessoa. O que é amadurecido são recursos psíquicos que possibilitarão um enfrentamento mais corajoso, franco e autêntico diante das adversidades, auxiliando em evitar padrões repetitivos que geram sofrimento. Os efeitos positivos do autoconhecimento reverberam em todas as áreas da vida, beneficiando não apenas o indivíduo, mas também aqueles que fazem parte da sua história e do seu cotidiano.
E QUANDO TENHO MAL ESTAR POR ANSIEDADE, DEPRESSÃO, PÂNICO OU OUTRO SENTIMENTO PSICOLÓGICO IDENTIFICADO, O PSICÓLOGO PODE ME AJUDAR?
Sim. Algumas condições psicológicas, dependendo da intensidade dos sintomas e sentimentos, podem ser classificadas como psicopatologias, de acordo com conceitos médicos e científicos oficiais. Com o tratamento psicológico, o psicólogo orienta o paciente sobre a psicopatologia e como lidar com ela no dia a dia. Com a técnica da psicoterapia, auxilia no autoconhecimento e no fortalecimento de recursos emocionais para enfrentar as adversidades cotidianas de forma mais equilibrada.
Para saber mais sobre a atuação dos profissionais da saúde mental, convido a leitura aqui do blog: O que faz: Psiquiatra? Psicólogo? Psicanalista
🏡início
Todos os direitos reservados à autora. Ao compartilhar, deverá indicar o link.